Fluxo de trabalho e o Photo Mechanic

March 19, 2017

Final de semana teve jogo pelo Campeonato Catarinense, uma boa oportunidade para manter a prática da fotografia esportiva.

 

Aproveitei para testar o Photo Mechanic da empresa Camera Bits (http://www.camerabits.com/products/).

Assim como qualquer atividade (fluxo de trabalho está inserido) tem que ser treinada, afim de ter mais agilidade e ir evitando erros corriqueiros, como o de configurações.

 

Anteriormente o meu fluxo de trabalho era com o EOS Utility Canon, Adobe Photoshop, Adobe Bridge e Web Browser ou FTP.

 

EOS Utility: Utilizado para baixar as fotos selecionadas na camera (você já tem uma pré seleção do material e só faz a transferência para o computador, deste material - não perdendo tempo com imagens que não irá utilizar).

Você pode configurar o "Linked Software", que tão logo o programa faça a transferência das fotos, elas já abrirão neste programa. Você também configura a pasta de destino dos arquivos.

 

Adobe Photoshop: Assim que forem sendo transferidas pelo EOS Utility as fotos são abertas no PS. Aqui, quando necessário, utilizo o "crop" (corte, já configurado na proporção de 2:3) e alguma correção de cor ou luminosidade, como Níveis ou Curvas.

 

Adobe Bridge: Neste programa fazemos o file info. Informações necessárias para a distribuição das fotos, contendo: pauta, crédito, agência, descrição da foto, personagens, local, etc.

 

Após todo a edição e legenda das imagens, é hora de envia-las para as agências. Algumas agências trabalham com sistema para upload direto de um Web Browser, ou um FTP, que neste segundo caso você terá de ter mais um programa (alguns são grátis).

 

Com o Photo Mechanic ainda utilizo o EOS Utility para baixar somente as fotos selecionadas.

- No PM utilizei o "Live Ingest", assim de tempos em tempos (programei para 10 segundos), as fotos de uma determinada pasta recebem um "file info" genérico da pauta (padrão IPTC), e são transferidas para uma segunda pasta.

- Com esta pasta de destino aberta, agora é a hora de dar um crop e completar o file info com a ação, o nome dos personagens da foto e palavras chaves.

- O "Code Replacement" é uma ferramenta incrível, na qual você apenas abrevia determinadas descrições e no file info o programa já reconhece e substitui pelo nome completo. Exemplo de um jogo de futebol você cria um arquivo com a numeração dos jogadores, assim, digitando \f35\ o programa reconhece e substitui por "Jogador Raul Garcia, do Flamengo", ou \arb\ substituiria por "Árbitro Sandro Meira Ricci/FIFA".

- A medida que você já corta e complementa o file info, já pode ir enviando via FTP.

 

Ainda estou utilizando a versão de testes de 30 dias. O valor é de compra é 150 dólares, mas pelas vantagens de se ter tudo em um único programa é uma ótima relação entre custo e benefício.

* Este programa não substitui o Photoshop ou Lighroom nas edições "mais pesadas", ele é feito para agilizar o trabalho de fotojornalistas, que não precisam retocar suas fotos.

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square